Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

tela_face_igreja

Igreja em saída na luta contra o cárcere

O Papa Francisco afirma claramente que o modelo de Igreja de nosso tempo deve ser uma Igreja “em saída”:

“É vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo”.

Em concordância com as declarações do papa, o Documento de Aparecida afirma:

“A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais… Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos, discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito”.

A própria Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entendeu que as Pastorais Sociais devem ser expressão da Ação Social Transformadora do Evangelho traduzido e concretizado pela Doutrina Social.

Nós da Pastoral Carcerária sabemos bem que nosso horizonte é sermos parte dessa Igreja “em saída”, na luta cotidiana contra o cárcere.

A igreja, assim como as pastorais, devem estar em movimento e na defesa da dignidade humana, para não correr o risco que a última Conferencia Latino Americana e do Caribe apontou, de se tornarem um “medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja na qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez”.

Sendo assim, a Pastoral Carcerária, hoje, dentro de uma Igreja “em saída”, tem uma única e irrenunciável expressão: o mundo sem cárceres.

Declarações:

Declaração Papa

Declaração PCr

Declaração Celam

DOCUMENTOS

Mística

NOTÍCIAS RELACIONADAS AO TEMA:

Nota da Diocese de Uberlândia sobre o 2º turno das eleições de 2018

Aos/Às Cristãos/ãs, Cidadãos/ãs, pessoas de boa vontade, Amor e Verdade se encontrarão. Justiça e Paz se abraçarão (Salmo 85) Ao longo do período político-eleitoral, a Diocese de Uberlândia [...]

Pastorais e organizações sociais se manifestam sobre momento político brasileiro

Democracia: mudança com Justiça e Paz Há trinta anos a Constituição Federal entrou em vigor. Os constituintes objetivaram instituir “um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos [...]

CNBB pede a católicos que elejam candidatos favoráveis à democracia

Por Janaína Garcia Do UOL Depois de se posicionar publicamente no primeiro turno das eleições gerais no país contra discursos de ódio e violência , agora a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos [...]