Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 15/06/2016

1º Encontro de padres e diáconos da PCr do Regional Nordeste II acontece em Olinda

1506 Padres e DiaconosO 1º Encontro de Padres e Diáconos da PCr do Regional Nordeste II, que compreende as dioceses nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, aconteceu nos dias 6 e 7 de junho na cidade de Olinda (PE), na casa Recanto do Pescador.

Além de Dom José Luiz Salles, bispo referencial para as pastorais sociais e que acompanha a Pastoral Carcerária no Regional, participaram padres e diáconos atuantes na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, bem como o articulador das pastorais sociais do Regional, Marcos Aurélio Bezerra, a secretaria regional das Pastorais Sociais, Gloria Melo, e a secretaria da PCr Regional Nordeste II, Guiany Campos Coutinho.

Durante o encontro, houve partilha da atuação, das atividades, e da situação de cada realidade. Guiany relatou um pouco sobre a questão da mulher presa e da preocupação da PCr em organizar equipes nos estados e dioceses sobre tema.

O Padre João Bosco apresentou um documento produzido a partir do Encontro de Pastoral Carcerária do Cone Sul, com o título “O Sonho de Deus, um mundo sem prisões”. O documento começa fazendo uma análise da situação atual das prisões, e conclui que a prisão é literalmente uma instituição falida: não dá respostas à redução de violência nem da criminalidade; funciona tão somente para punir e segregar pobres, pretos e excluídos. Nesse contexto, é preciso pensar alternativas à pena de prisão.

Na ocasião, também houve uma breve apresentação da Agenda Nacional pelo Desencarceramento, e fornecido o endereço no site da PCr Nacional.

O texto apresentado suscitou uma reflexão positiva entre os participantes sobre várias questões que envolvem a prisão.

Marcus Aurélio Bezerra informou a todos sobre a possibilidade de fazer projetos para adquirir recursos para formação e aquisição de equipamentos para o trabalho de Pastoral Carcerária.

Como encaminhamento, ficou sugerido que se possa visitar as dioceses do Regional se tratando da articulação da PCr com os padres e diáconos, tendo em vista a ampliação do número e a formação de agentes de PCr. Também foi sugerido que se trate a articulação da PCr com outras pastorais, a exemplo da Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Catequese etc.

Ficou agendada para o dia 28 de novembro, no mesmo local, um encontro mais amplo com representantes dos quatro estados para tratar de grupos específicos da mulher presa e dos doentes mentais, além de outras questões mais urgentes. A coordenação irá se encontrar em 13 e 14 de julho para articular e pensar o encontro como também como introduzir e ampliar os trabalhos da PCr no Regional.

Com informações de Guiany Campos Coutinho

FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados