PCr de Caxias (MA) inicia catequese de iniciação cristã com pessoas presas

 Em Geral

Teve início em 16 de março, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Caxias (MA), a catequese de iniciação à vida cristã para dez pessoas ali encarceradas.
A Catequese está sendo conduzida pela Pastoral Carcerária local. No primeiro encontro, estiveram a catequista Conceição Marinho, que é agente da PCr, assim como Suzana Sousa, Ricardo Sousa e Daltina Lemos, coordenadora diocesana da Pastoral.Catequese presos de Caxias
Serão dez encontros todas as quintas-feiras, ao final dos quais haverá a celebração de missa e os presos receberão os sacramentos. Após os dez catequizandos da primeira turma receberem o sacramento, outras serão iniciadas para contemplar os 45 presos que manifestaram interesse em ser catequizados para receber os sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. Na UPR estão presas 220 pessoas, 70% deles católicos.
“A Catequese para pessoas privadas de liberdade é uma catequese original que é profundamente inspirada na catequese de adultos. Os detentos na maioria das vezes devido a situação em que se encontram de cárcere privado acabam por renegar o próprio Cristo, pois, para eles, estar em situação de cárcere tira sua dignidade, levando-os a baixa estima e afastamento da própria fé. No entanto, não se pode desvencilhar da fé, pois a fé é dinâmica, ou se alimenta ou se perde. Para aprofundar a fé ou para recuperá-la é preciso um processo de transformação”, afirmou Daltina Lemos.
Ainda segundo Daltina, a PCr local tem percebido há tempos a necessidade de um trabalho que vá além das visitas e celebrações. “É preciso algo que vise o ardor missionário em transformar aqueles que ali estão privados de liberdade. No entanto, a maioria daqueles que se encontram reclusos mesmo conhecendo a Palavra de Deus nunca receberam o acompanhamento catequético adequado, nem mesmo receberam algum sacramento da Igreja Católica. É nesse contexto e ardor missionário que a PCr de Caxias no ano de 2017 vem dar esse primeiro passo com a aprovação do bispo diocesano, o pároco, e a direção da UPR Caxias, para que com um trabalho catequético possa-se levar uma formação de iniciação cristã adequada àqueles que necessitam e assim desejam receber os primeiros sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma”, concluiu.
 
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo