Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 22/11/2017

Em reunião ampliada, Conser apresenta ações para o Ano do Laicato

No dia 16 de novembro, na sede do episcopado paulista, em São Paulo, o Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou sua Reunião Ampliada .

O evento contou com a presença dos bispos das oito sub-regiões, dos padres subsecretários e dos representantes de pastorais e organismos vinculados ao Regional Sul 1 da CNBB.

De acordo com o padre secretário executivo, padre João Deschamps, na primeira parte da reunião, a reflexão foi em torno da avaliação da 39ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), realizada entre os dias 20 a 22 de outubro deste ano, em Itaici (Vila Kostka), município de Indaiatuba (SP).

O tema dessa Assembleia foi “O Protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas na Vida da Igreja e da Sociedade”. A segunda parte da reunião consistiu na apresentação dos relatórios das Sub-Regiões Pastorais, dos Organismos e das Pastorais.

Deyvid T. Livrini Luiz, coordenador estadual da Pastoral em São Paulo, representou a entidade. Ele expôs dados sobre o sistema carcerário no Brasil e São Paulo, avaliou a situação da Pastoral Carcerária no Estado, lembrando as principais datas e eventos deste ano, como a missa em Aparecida ocorrida em outubro.

Além disso, o coordenador da pastoral analisou a situação das mulheres encarceradas e apresentou a Agenda Nacional pelo Desencarceramento como proposta da Pastoral alternativa ao modelo de encarceramento em massa que temos hoje.

Em seguida, foram apresentadas as sugestões de ações para a celebração do ano do laicato nas dioceses do regional Sul 1, feitas na Assembleia das Igrejas. Cada Sub-Região estabeleceu para si duas ações prioritárias. A abertura será na festa de Cristo Rei, que este ano será celebrada dia 26 de novembro e segue até a mesma festa em 2018.

*Com informações da CNBB


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados