Highslide for Wordpress Plugin
Notícias › 05/08/2015

Dom Otacílio tem primeira reunião com coordenação nacional da PCr

Interna dom otaclioNos dias 22 e 23 de julho ocorreu, em São Paulo, a reunião da coordenação nacional da Pastoral Carcerária (PCr), a primeira com a presença do novo bispo referencial nacional, Dom Otacílio Luziano da Silva, bispo de Catanduva (SP).

Antes disso, nos dias 20 e 21 de julho, Dom Otacílio participou de reuniões com membros da assessoria nacional da Pastoral e com Padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da PCr, e o Padre Gianfranco Graziola, vice-coordenador nacional. O Bispo teve contato com os projetos e a organização da Pastoral nos estados e, principalmente, com as ações desenvolvidas com o objetivo de combater o encarceramento em massa.

A Agenda Nacional pelo Desencarceramento (http://carceraria.org.br/agenda-nacional-pelo-desencarceramento.html) teve lugar central no planejamento das atividades pastorais, reafirmando a caminhada da PCr em vista de um mundo sem cárceres. A Agenda já era de conhecimento de Dom Otacílio, que já havia acompanhado a construção da “Agenda de Desencarceramento e Desmilitarização para o Estado de São Paulo” (http://carceraria.org.br/junto-a-entidades-pcr-lanca-agenda-paulista-pelo-desencarceramento-e-desmilitarizacao.html) como bispo referencial da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1.

Dentre as pautas da reunião, destacaram-se: a atuação da PCr no enfrentamento à tortura, resgatando o acúmulo do seminário nacional “Tortura e Encarceramento em Massa” (ocorrido em junho deste ano) e a participação da pastoral no Comitê Nacional de Combate e Prevenção à Tortura; a realidade das mulheres presas e a organização do 1º Encontro Regional sobre a questão das mulheres encarceradas; as experiências e perspectivas da justiça restaurativa no Brasil; a visita do relator especial da ONU no País; as condições de saúde das pessoas presas; e as ações conjuntas com as Pastorais Sociais e as Pastorais da Juventude.

 

FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados