Highslide for Wordpress Plugin
Destaques, Tortura › 03/11/2016

Documentário da PCr sobre mulheres presas é premiado por Conselho de Serviço Social

0311 Premiacao

O minidocumentário “Tortura e encarceramento em massa no Brasil: As mulheres e o cárcere”, lançado pela Pastoral Carcerária em março deste ano, foi o vencedor do IX Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social 2016, na categoria trabalhos de comunicação.

A premiação, concedida pelo Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região/RJ (CRESS/RJ), foi entregue em fins de outubro, reconhecendo a produção como uma importante contribuição para a visibilidade do que sejam políticas sociais e de Serviço Social.

“Mulheres e o cárcere” compõe o minidocumentário “Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil”, que teve a primeira parte, “A Tortura como Política de Estado”, lançada no ano passado. O material é parte de um projeto de combate à tortura no sistema carcerário brasileiro desenvolvido pela Pastoral Carcerária Nacional, que conta com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e da Oak Foundation.

O minidocumentário foi concebido pela coordenação nacional da Pastoral Carcerária, composta pelo Padre Valdir João Silveira (coordenador), Padre Gianfranco Graziola (vice-coordenador), Irmã Petra Silvia Pfaller (coordenadora nacional para a Questão da Mulher Presa), Paulo César Malvezzi (assessor jurídico) e Marcelo Naves (assessor de comunicação), com gravações e edição final de Caio Castor.

 

CLIQUE E ASSISTA AO MINIDOCUMENTÁRIO

Segundo os organizadores do prêmio, os objetivos centrais da iniciativa são contribuir para qualificar a cobertura jornalística e a visibilidade sobre os temas-eixo do prêmio: políticas sociais e Serviço Social; contribuir para uma maior compreensão da sociedade e dos profissionais de comunicação sobre as diferenças existentes entre assistência social, políticas sociais, Serviço Social e assistencialismo; premiar trabalhos jornalísticos e/ou culturais que demonstrem/reflitam, nas áreas previstas, uma visão do que sejam políticas sociais e Serviço Social na perspectiva defendida pelo Conjunto CFESS/CRESS; premiar equipes de Serviço Social e/ou profissionais cujas experiências de trabalho e/ou ação específica já tenham contribuído para uma visibilidade da profissão na perspectiva defendida pelo Conjunto CFESS/CRESS.

 

LISTA DOS PREMIADOS:

Categoria trabalhos de comunicação:

1º Lugar – Tortura e encarceramento em massa no Brasil: As mulheres e o cárcere.
Autores: Padre Valdir João Silveira; Padre Gianfranco Graziola; Irmã Petra Silvia Pfaller; Paulo César Malvezzi; Marcelo Naves; Caio Castor.

2º Lugar – Projeto Comunica CRAS.
Autores: Edith Lícia Santana; Aldineia Guimarães.

3º Lugar – Complexidade das favelas é histórica.
Autor: Eli Geovani Sant’Anna de Oliveira.

 

Categoria trabalhos de Serviço Social:

1º Lugar – Família acolhedora: proteção integral, apoio e cuidado individualizado a crianças no município de São Gonçalo.
Autora: Natalia da Silva Figueiredo.

2º Lugar – Universidade e prisão: um diálogo crítico e dialético.
Autores: Lobelia Faceira, Cely Salles, Viviane Maia, Rosana Silva, Vivian Mello, Rosângela Alves, Luana Nunes, Gabriela Melo, Paulo Kaíque Carvalho, André Luis Rocha, Carlos Roberto Gonçalves, Francisco Farias, Valéria Forti, Fabrícia Paiva, Mariana Leiras, Isadora Barbosa, Juliana Silva, Mariana Cunha, Nayara Oliveira.

3º Lugar – Programa Jovem Salva Vidas: um relato de experiência dos assistentes sociais em uma unidade de Hemoterapia.
Autores: Karine Silva Barreto, Keila Garcia, Laura Jane Gonçalves, Neusimar Carvalho.

4º Lugar – Saúde sexual e reprodutiva na adolescência: uma parceria entre unidades públicas de educação e saúde.
Autores: Aline de Carvalho, Larissa Maria Morais, Renata Brandão e Rozânia Bicego.

5º Lugar – Registre sua vida,escreva sua história: portal da Comissão Permanente Multidisciplinar de Erradicação do Sub-Registro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COESUB)
Autores: Tula Vieira Brasileiro; Luana Bezerra Evaristo da Silva; Andreia Moreira Lima; Valdemar de Oliveira da Silva.


Pastoral Carcerária Nacional – CNBB

Praça Clovis Bevilácqua, 351, conj. 501 – Centro CEP 01018-001 – São Paulo, SP
Tel/fax (11) 3101-9419 – E-mail: imprensa@carceraria.org.br

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados