Pastoral participa de debate sobre sistema prisional brasileiro em Genebra

 Em Combate e Prevenção à Tortura

Na sexta-feira (03/03), organizações sociais brasileiras, incluindo a PCr, participaram de um evento discutindo o sistema carcerário brasileiro em Genebra, na Suíça. A Conectas e a Justiça Global também estiveram presentes.
ASSISTA A ÍNTEGRA DO EVENTO
Dentre os temas relacionados ao sistema prisional, o evento debateu as torturas que ocorrem nas prisões. O relatório Tortura em tempos de encarceramento em massa, lançado em 2016 pela Pastoral, analisou 105 denúncias de tortura nas prisões.
FlyerDo total de casos relatados, 66% referem-se a expediente de tortura física. O estudo também indica que embora o número de mulheres encarceradas no país corresponda a 5,9% da população prisional, elas perfizeram mais 40% dos casos analisados. Em nenhum dos 105 casos houve responsabilização dos agentes torturadores.
O debate ocorreu paralelamente à reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Além do Brasil, outros países também irão promover discussões sobre justiça criminal.
“A grande importância desse evento é poder prover informações diretas sobre o sistema prisional brasileiro para a imprensa internacional, órgãos das Nações Unidas e países que vêm se engajando internacionalmente no esforço de combate à tortura. Também é uma grande oportunidade para criar laços internacionais e articular um ampla rede de luta contra o encarceramento em massa”, afirma Paulo Malvezzi, assessor jurídico da Pastoral que irá participar do evento.
FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA
 
 
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo