Ministério da Saúde projeta ações para prevenção da Aids nas prisões

 Em Combate e Prevenção à Tortura

O Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde promoveu em 15 de dezembro a Reunião Técnica para Elaboração de Agenda Integrada de Prevenção das IST/HIV/Aids e HV para Pessoas Privadas de Liberdade.
O objetivo do encontro foi facilitar o diálogo e a aproximação entre as pastorais Carcerária, do Menor e da Aids com a equipe técnica do Ministério da Saúde, rumo a uma ação conjunta que leve a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), do HIV, da Aids, das hepatites virais e da tuberculose às pessoas privadas de liberdade.
“O trabalho das pastorais é muito importante porque aborda as populações mais vulneráveis, inc
lusive aquela privada de liberdade”, disse a diretora do DIAHV, Adele Benzaken. Ela acrescentou que a reunião é uma rica oportunidade para “compartilhar experiências e realizar um trabalho conjunto que dissemine a prevenção combinada por meio de uma agenda integrada”.
Presente ao encontro, o assessor nacional da pastoral da Aids Frei Luiz Carlos Lunardi lembrou que Dom Paulo desenvolveu a primeira campanha de prevenção ao HIV/Aids da Igreja Católica no Brasil – “ Aids em Alerta” –, na década de 1980.
Para o Frei Lunardi, a reunião técnica é crucial por fazer “um chamamento a três pastorais que têm uma enorme rede e capilaridade entre populações que são atingidas hoje pela epidemia de aids”. Segundo o frei, é urgente “construir uma agenda positiva e propositiva no sentido de termos alternativas e saídas para o acesso, atendimento e acompanhamento da população privada de liberdade”.
ALMIRDurante o dia de atividade, aconteceram diversos debates em torno do tema, em um diálogo que buscou propostas para enfrentar a epidemia de Aids nas prisões. Entre os participantes esteve o Padre Almir José Ramos, de Florianópolis (SC), que é assessor nacional da Pastoral Carcerária para as questões de saúde nos presídios; além da senhora Rosilda, de Três Lagoas (MS), coordenadora estadual;  a Irmã Ideni de Assis, de São Paulo; a senhora Fernanda, de Parintins (AM) e a senhora Joselma, de Campina Grande (PB).
“Firmamos o compromisso de somarmos forças nesta importante missão e continuarmos o diálogo e o debate em torno da questão”, detalhou o Padre Almir.
Fonte: Ministério da Saúde

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo