Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

‘Carandiru gaúcho’ tem população maior que 40% das cidades do RS

 em Combate e Prevenção à Tortura, Notícias

A quantidade detentos no presídio central de Porto Alegre é superior à população de 40% das cidades gaúchas, conforme apurou o jornal Folha de S.Paulo, em reportagem publicada em 2 de março.

Com capacidade para 2 mil detentos, o chamado ‘Carandiru gaúcho’ abriga atualmente cerca de 4 mil presos e tem estruturas precárias, tais como calhas improvisadas para conter goteiras, resíduos fecais a céu aberto no pátio e instalações elétricas precárias.

De acordo com a reportagem, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) gaúcho considerou a infraestrutura ‘irrecuperável’, após uma inspeção.

Some-se a isso, o fato de presos que passam a noite no corredor devido à falta de espaço nas celas. O atendimento médico no presídio, de acordo com o Conselho Regional de Medicina gaúcho, está abaixo do recomendado de uma equipe médica para cada 500 presos.

Em janeiro, uma representação feita à Organização dos Estados Americanos (OEA) pela Associação dos Magistrados do Estado e outras entidades denunciou a situação de calamidade no presídio.

Diante do cenário, o governo gaúcho estuda desativar o local ou até vender a área da cadeira, mas diz que a superlotação vem diminuindo, pois em fins de 2010, a população carcerária no presídio era de 5.300 pessoas.

Veja a reportagem completa

 

Recommended Posts

Deixe um comentário