Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Assessor de saúde da PCr apresenta subsídio sobre ‘A saúde do homem preso’

 em Combate e Prevenção à Tortura

A Saude Homem Preso“A frase do Evangelho de João, ‘Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude’ (Jo 10,10), permeia toda a pastoral da Igreja Católica no âmbito da saúde. A vida é um dom supremo, ou seja, é dom de Deus e direito de todos. Todas as pessoas, independente de sua condição social, raça, religião, orientação sexual, têm direito a vida digna e plena. Assim sendo, o acesso à saúde, é um direito de todos inclusive àqueles que se encontram privados de sua liberdade”.

Com esta reflexão, o Padre Almir José Ramos, assessor nacional de saúde da Pastoral Carcerária, apresenta o subsídio “A saúde do homem preso”, que traz os apontamentos sintetizados do manual de Atenção à Saúde do Homem Privado de Liberdade.

Padre Almir comenta sobre os problemas mais comuns no dia a dia das prisões, nas questões relacionadas ao adoecer e morrer, tais como violência, drogas, saúde mental, DST e outras doenças.

“No processo de adoecer e morrer das populações e de cada pessoa em particular, as desigualdades sociais, econômicas e culturais se revelam de maneira diferenciada. As pessoas que são mais vulneráveis e vivem menos, são populações expostas a condições precárias de vida, dentre elas estão as populações privadas de liberdade. Ao privar ou restringir uma pessoa de sua liberdade, o estado e a sociedade como um todo, não pode negar-lhe outros direitos, como o é o caso do direito a saúde”, consta em um dos trechos do subsídio.

 

LEIA A ÍNTEGRA DO SUBSÍDIO ‘A SAÚDE DO HOMEM PRESO’

FAÇA PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA

Recommended Posts

Deixe um comentário