Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Padre Valdir Silveira irá receber prêmio Alceu Amoroso Lima de Direitos Humanos

 em Agenda Nacional pelo Desencareramento

O coordenador nacional da Pastoral Carcerária, Padre Valdir Silveira, irá receber na próxima terça-feira (12) o prêmio Alceu Amoroso Lima de Direitos Humanos. Pe Valdir foi escolhido por sua atuação na denúncia das violações de direitos e torturas que ocorrem no sistema carcerário brasileiro, além do trabalho religioso que realiza ao visitar os egressos e egressas de todo o país estando à frente da coordenação da PCr e também como o representante da ICCPPC (Comissão Mundial de Pastoral Penitenciária Católica na América Latina).

O Prêmio será entregue dia 12 de dezembro, às 18:00 horas , na Universidade Cândido Mendes (Rua da Assembleia, 10 – 42º Andar – Centro). A entrada é franca.

Criado pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), o prêmio é concedido anualmente para pessoas, organizações, instituições ou grupos que se destacam na luta pela justiça, pela paz e pelos direitos humanos. Seu nome é uma homenagem ao legado literário, cultural, político e eclesial do intelectual católico Alceu Amoroso Lima.

A premiação é dividida em duas categorias: Direitos Humanos, nos anos ímpares, para pessoas e organizações que exercem uma militância na questão dos Direitos Humanos, e Poesia e Liberdade, nos anos pares, para escritores que tratam do tema.

Também serão concedidas menções honrosas para o padre Paolo Parise e a irmã Rosita Milesi, que realizam trabalhos em favor dos imigrantes e refugiados.

O Irmão Antônio Cecchin e o professor Marco Aurélio Garcia receberão uma homenagem Post Morten. Antônio Cecchin foi militante de movimentos socias e fundador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Rio Grande do Sul, da Pastoral da Ecologia e da ONG Caminho das Águas. Marco Aurélio Garcia foi responsável pelas posições do Partido dos Trabalhadores (PT) em política externa.

Durante a solenidade será lançado o livro póstumo “Irmão Antônio Cecchin – seguindo o caminho em busca da Terra Sem Males”.

Confira abaixo outras pessoas e organizações sociais que já receberam o prêmio Alceu Amoroso Lima de Direitos Humanos:

1983 – Paulo Sérgio Pinheiro.

1985 – Grupo Tortura Nunca Mais/RS.

1987 – Barbosa Lima Sobrinho.

1989 – Dom Alano Maria Pena, OP/Bispo de Marabá

1991 – Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.

1993 – Sandra Regina F. de Oliveira, Eriberto F. de França, Marcelo Quintella.

1999 – Miguel Reale Jr. Menção Honrosa: Projeto de Educação do MST. Post-Mortem: ao Reverendo James Wrigth e a Herbert José de Souza (Betinho)

2001 – Senador Saturnino Braga e Movimento do Ministério Público Democrático.

Prêmio Especial Candido Mendes: João Pedro Stédile

Prêmio Especial Liberdade: Plínio de Arruda Sampaio

2003 – Deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, Dom Tomás Balduíno. Menção Honrosa: Joaquim Poubel

Post-Mortem ao Embaixador Sérgio Vieira de Melo

2005 – Ministro Patrus Ananias. Menção Honrosa: D. José Maria Pires, Pe. Júlio Lancelotti, Conselho Mundial de Igrejas/CMI – Post-Mortem a Ir. Dorothy Stang.

2007 – Dom Erwin Krautler – Menção Honrosa: Ministro Paulo de Tarso Vannuchi – Post-Mortem a José Antonio Santos Silva.

2009 – Frei Henri des Rosiers – Menção Honrosa: Maria Luísa Marcílio e Leonardo Boff.

2011 – Pe. Ricardo Resende – Post Mortem: Zilda Arns, Maria do Espírito Santo e José Cláudio Ribeiro da Silva.

2013 – Dom Demétrio Valentini, Padre Paolo Dall’Oglio, Movimento do Passe Livre/MPL

2015 – Dom Mauro Morelli – Menção Honrosa Yvonne Bezerra de Melo – Post Mortem a Inês Etienne Romeu.

Últimos posts

Deixe um comentário