II Encontro Nacional para o Desencarceramento: a voz das vítimas

 Em Agenda Nacional pelo Desencareramento

A Faculdade de Olinda foi teatro recentemente do II Encontro Nacional para o Desencarceramento. O evento teve como objetivo promover a articulação e ações de enfrentamento ao encarceramento em massa e violações de Direitos Humanos no sistema prisional e socioeducativo brasileiros.
O primeiro encontro foi realizado no ano passado em São Paulo, na Casa de Oração do Povo de Rua, onde diversos movimentos sociais, organizações de direitos humanos, pastorais sociais de diversos estados discutiram e atualizaram a Agenda Nacional pelo Desencarceramento.

Este documento, elaborado em 2013, contém uma série de propostas amplamente discutidas, apresentando saídas concretas para reverter a lógica punitivista com que opera o sistema de justiça criminal brasileiro.
Este segundo encontro, que faz memória dos 25 anos do massacre do Carandiru, tem também como objetivo relançar a Agenda atualizada pelo Desencarceramento, hoje assinada por 43 entidades, entre pastorais, grupos, associações de todo o país, entre elas a de familiares de pessoas privadas de liberdade.
O vice-coordenador da Pastoral Carcerária Nacional, Pe. Gianfranco Graziola, colheu o testemunho de Maria Railda Silva, da Associação de Amigos e Familiares de Presos (Amparar), que relata o sofrimento das famílias:

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Volatr ao topo